Tudo sobre minhas férias em Porto Seguro! (Parte 2)

Vou continuar por aqui as minhas impressões sobre Porto Seguro e os arredores. Quanta coisa linda tem por lá! É de ficar encantado mesmo!


PORTO SEGURO

Porto Seguro é uma cidade que vive do turismo. Tudo girava em torno disso enquanto estávamos lá. São pousadas e mais pousadas, hotéis, resorts, barracas, feirinhas, lojinhas, agências de turismo. Impressionante como a atmosfera é de férias mesmo.

Só que tem aquela coisa: em época de alta temporada você vai se deparar com a famosa muvuca! Vá preparado pra ver muuuita gente, esbarrar em turista, ambulante, vendedor, ficar muito tempo em engarrafamento, balsa, pegar barracas lotadas, ter um show atrás do outro, barulho, dança, axé… UFA! kkkk

Falando assim parece doidera né? De certa forma é, mas tem como fugir disso se você quiser. E vamos combinar, isso é bom quando a gente tá de férias! Mas se você quiser uma atmosfera mais tranquila, não vá em alta temporada! hehe

Tirando isso, a cidade é bonita, tem as ruas de pedras, muitas coisas históricas, uma arquitetura mais antiga, muitas pousadas rodeadas por areia, gente tranquila nas ruas, mosquito (kkkkk), natureza, animais. É uma mistura que faz Porto Seguro ser amado por muita gente.

Não deixem de conhecer alguma das barracas grandes. Nós fomos no Tô a Tôa e ver o pessoal ensinar as coreografias é muito legal! E também não deixem de ir na Passarela do Descobrimento (antiga Passarela do Álcool).

E aproveite a paisagem, o céu, o clima. Praia é tudo de bom!


CENTRO HISTÓRICO

Ainda em Porto Seguro, visitem o Centro Histórico, que vai ser a parte cultural da viagem. É muito legal relembrar os tempos de escola, em que a gente aprendia sobre o “descobrimento”.

Logo no início vai ser oferecido o serviço de um monitor, que ficou R$ 30,00 pro casal. Nós pagamos e compensou demais, porque eles são moradores do local e estudam muito pra te contar os detalhes e te fazer sair dali com conhecimento que você não tinha.

O nosso guia foi o Rui (que não é ruim kkkk – como ele mesmo dizia) e ele é uma ótima pessoa, que nos mostrou tudo com muita simpatia e ainda tirou fotos pra gente. Valeu demais!

Vimos igreja, capelas, uma vista sensacional da praia, além do marco do descobrimento. É uma vila que só dá pra andar a pé e é bem agradável, com artesanato, índios vendendo sua arte, bem como doces e outras coisas a mais.

No final ainda vimos uma roda de capoeira!


ARRAIAL D’AJUDA

Pra ir pra Arraial você tem que pegar a balsa saindo de Porto Seguro, que fica uns 5 reais por pessoa. Tem como ir de carro também, mas não indico, porque fica uma fila imensa pra ir e uma gigantesca pra voltar. Demora muito meeeesmo. A gente deixava o carro estacionado em alguma rua próxima e atravessava pra Arraial sem carro.

Chegando lá, a gente pega van que nos leva até o centro, que tem a rua de Mucugê, com vários restaurantes, bares, uma atmosfera incrível e encantadora.

Arraial é um lugar marvilhoso! Parece que cada detalhe é pensado e ao mesmo tempo é simples. Eu amo! É um lugar mais caro que Porto Seguro, mas menos caro que Trancoso. Dá pra visitar muitas coisas a pé, incluindo a igreja que tem lá, que tem uma vista mara!

Pra mim Arraial é o meio termo entre Porto Seguro e Trancoso. É movimentada, mas não é muvucada igual Porto Seguro e é mais barata que Trancoso e tão linda quanto. Óbvio que vai depender da praia que você escolher. Fomos na praia de Pitinga e tem umas falésias lindas lá.

Lá ficamos na Barraca do Faria, que tem comidas boas e uma dona atenciosa.

Ahh, Arraial também tem várias pousadas. Se você quiser uma atmosfera mais tranquila é uma boa opção.


TRANCOSO

Ahh, Trancoso. Não conhecia e já amei. De fato é um lugar maravilhoso!

Fomos pra lá de Escuna, ou seja, fomos pelo mar. Importante dizer que muita gente passou mal, por causa do balanço da embarcação, mas eu gostei. É lindo o passeio e é mais de boa do que ir de van (eu sei, porque a gente voltou de van e eu achei desconfortável).

Eu conheci uma praia de Trancoso e o centro. Fomos andando até o centro, que é lindo e com o mesmo ambiente dos outros locais: tem igreja, uma vista maravilhosa e vários restaurantes.

Trancoso tem o mar mais claro e mais calmo que Porto Seguro e Arraial e uma areia mais branca também. Por isso é tão famoso. Dizem que tem praias mais bonitas ainda do que a que nós fomos, como a Praia do Espelho, que é bem mais longe.

Trancoso é, de fato, um lugar mais “gourmetizado”. Tem um ar mais chique e às vezes até mais esnobe. Parece que você é pouco perto de tanta gente e lugar rico que tem lá. Só que o centro é uma graça e tem gente de tudo quanto é tipo.

Foi em Trancoso que fiz as fotos mais bonitas. Eita lugar que rendeu!


SANTA CRUZ CABRÁLIA

Resolvemos fazer o famoso passeio para Coroa Alta e Ilha do Sol lá em Santa Cruz Cabrália, que fica a uns 15 km de Porto Seguro. Fomos de carro até Santa Cruz Cabrália, porque ficava mais barato que de van e lá pegamos uma escuna.

A escuna é super divertida, tem comida, bebida, professor de axé que agita o lugar. A gente faz o caminho percorrendo um rio e chega até a Praia de Jacumã, uma das praias mais lindas que já vi!

É muito diferente! Primeiro porque é uma área de preservação ambiental, então não tem nada fixo. Segundo que é uma praia que fica no encontro do rio com o mar. Fomos na maré baixa e encontramos piscinas naturais, com uma parede de corais, um mar claro e tranquilo, muitas conchas e água quente. Você consegue andar um tantão pra dentro do mar. É lindo demais!! Dá pra brincar com crianças e até cachorro! E pra relaxar é perfeito. Se você quiser pode ficar deitado na piscina natural tranquilamente.

Eu fiquei apaixonada pela praia, que fica no vilarejo de Santo André e queria ter ficado mais tempo. (O ruim desses passeios programados é que você fica pouco tempo em cada lugar). Aproveitei e peguei algumas conchinhas pra mim.

Na volta, passamos no mangue e tomamos banho de lama (eu praticamente só passei na perna). É inusitado (o cheiro é ruim), mas é uma experiência engraçada. Dizem que tem efeitos medicinais, mas sei lá. kkkk

Depois almoçamos na Ilha do Sol, onde você consegue ver vários caranguejos no mangue. Eu me diverti muito nesse passeio! É sensacional!


A VOLTA

Na volta sempre dá aquela sensação de que poderíamos ficar mais, não é? Mas acredito que aproveitamos bem nossas férias.

Passamos, ainda, por Coribe, uma cidade que ainda fica na Bahia e que meu namorado tem parentes e banhamos no Rio Formoso, que tem a água morninha. Muito gostoso.

Além disso, recebemos o carinho de todos os familiares dele que nos acolheram e fizeram nossa viagem ainda mais legal.

Eu só tive que conviver com uma alergia que eu tenho e que insiste em aparecer quando vou pra praia. Mas, como disse minha cunhada: se for pra escolher entre ficar empolada e ir pra praia ou não ir, eu prefiro ficar empolada! kkkkk

Foi gratificante e eu renovei minhas energias. É um lugar que eu recomendo e voltaria (voltarei!) mais vezes, porque tem de tudo! Aoo, Bahia abençoada!

Beijos e apenas brilhe!


>>Gostou do post? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário pra mim! 😘

Amanda Jacarandá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *