Dicas de organização e produtividade: vamos fazer 2017 acontecer!

Você provavelmente fez um monte de promessa quando 2017 começou, certo? Talvez começar a academia, estudar mais, ter mais tempo, ser mais produtivo.

E eu te pergunto: o que você fez até agora pra colocar seus planos e projetos em prática?

Se você respondeu “nada”, não saia daí. Leia este post até o fim que eu vou te dar várias dicas pra ser mais ativo em 2017!


A dica deste post na verdade é só uma! Sim, uma que tem vários desdobramentos: ORGANIZAÇÃO!

Parece óbvio, não é? Mas é a mais pura verdade. Quando a gente se organiza as coisas tomam forma. Pra isso você pode usar vários artifícios, basta saber o que combina mais com você. Compre uma agenda, um planner, ou utilize apps no celular que te auxiliem.

Eu tenho uma agenda (de papel mesmo), onde eu anoto os meus planejamentos e as coisas que pretendo fazer no dia e uso bastante a agenda do meu celular, na qual eu coloco mais os compromissos, ou seja, as coisas que eu preciso cumprir que tem horário marcado.

Uma dica é você usar cores pra organizar a sua agenda, categorizando suas atividades. Por exemplo, tudo que for de saúde, eu coloco de verde na minha agenda do celular. Então consultas, exames, RPG eu coloco de verde. Já o que eu preciso pagar eu coloco de vermelho (pra chamar atenção). Encontre um método e o execute.

Além disso, vale dar uma organizada no seu espaço, não é? Espaço de trabalho desorganizado só atrapalha sua mente e faz você perder muuuito tempo!

Não se esqueça que o seu computador (ou tablet ou celular), se também forem locais de trabalho, devem estar organizados. Categorize, divida suas fotos em pastas, seus arquivos, faça um limpa, contrate alguém pra te auxiliar a ganhar mais velocidade. Te garanto que você vai ganhar em agilidade e tempo é o que a gente mais quer poupar, não é?

Nunca deixe pra depois as coisas que te ajudam a ser mais produtivo. Então não espere pra consertar seu computador, ou pra comprar aquela pasta sanfonada que vai deixar seus documentos todos em ordem.

Lembre-se: a sua produtividade depende do que você faz com o seu tempo.

Organize também o seu quarto. Isso vai ajudar você a relaxar melhor, sem se preocupar com a zona que te cerca (e sem ficar pensando toda hora: “eu preciso organizar isso”)

Tem uma técnica muito interessante que aprendi esses dias que ajuda muito nessas organizações pequenas do dia a dia, que acabam virando uma bola de neve no final do dia, ou da semana, ou até do mês. É a regra do 1 minuto. Ela é a seguinte: você olha para aquela coisa que está te incomodando e se pergunta “eu gasto menos de um minuto pra fazer isso?” Se a resposta for sim, faça imediatamente. Não deixe pra depois, não procrastine!

Isso porque aquilo vai limpar a sua mente, vai organizar seu espaço e ainda vai dar aquela sensação de dever cumprido. E você não vai ter perdido tempo, nem energia. Não é mesmo?

Resultado de imagem para emoticon coração

E eu tenho mais uma dica de organização: organize o seu coração. Sim, gente, não adianta nada eu organizar todo o espaço que me cerca se eu não paro pra me organizar. Tente entender o que te aflige, o que te faz procrastinar, o que te faz distrair.

Se você se conhecer, você vai conseguir eliminar algumas coisas que te atrapalham ou entender o que você precisa pra ser uma pessoa mais produtiva. Talvez um descanso um pouco maior, ou a ajuda de uma psicóloga, ou delegar alguma função que você não precisa fazer.

Sabe, gente, eu tô colocando em prática várias dessas dicas e posso dizer: funciona! No mais, leve a vida com mais leveza. Se você estiver menos pressionado, as coisas fluem melhor. Não precisa ficar o tempo todo se cobrando pela organização, senão não funciona. Mas comece a treinar os seus hábitos. Uma hora a coisa acontece!

(Ahh, vou deixar lá na minha página do Facebook alguns vídeos sobre como montar seu próprio planner. Quem sabe isso não te dá aquele gás?)

Beijos e apenas brilhe!


>>Gostou do post? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário pra mim! 😘

Amanda Jacarandá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *